Você lê os rótulos dos produtos de cosméticos?


Se a resposta for não, é melhor começar a rever essa atitude. Isso porque, muitos produtos possuem algumas substâncias químicas em sua composição, que podem causar entupimento dos poros, ocasionando uma acne excessiva, e até mesmo uma alergia mais forte.

Muitas vezes compramos determinado produto, por conta da sua embalagem, ou por conta da sua fama, sem ao menos saber do que ele é feito.

Por isso, é de extrema importância saber se os produtos que você utiliza no seu dia a dia são regulamentados pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e seus rótulos seguem os padrões estabelecidos pela agência.

Nos rótulos não devem conter indicações ou menções terapêuticas, de forma que não induza o consumidor ao erro, iludindo ou ludibriando. O fabricante ou importador (detentor do registro) deve garantir a veracidade das informações.

A rotulagem deve conter toda a indicação necessária referente ao produto como nome do produto, marca, número de registro, conteúdo, modo de uso, data de validade, entre outros.

Veja 5 dicas de como ficar atenta aos rótulos e escolher o produto mais indicado para o seu tipo de pele.

  1. A lista de ingredientes é sem dúvida uma das coisas mais complicadas ao se ler um rótulo, por conta dos seus nomes científicos. Já que a nomenclatura dos ingredientes segue uma série de regras específicas adotadas mundialmente: o INCI Name, sigla para International Nomenclature of Cosmetic Ingredients, que segue um sistema internacional de codificação não só para os ativos cosméticos mas para todos os ingredientes presentes nos produtos, tendo como finalidade simplificar e identificar os componentes.

  2. Sobre os ingredientes, é importante saber que os primeiros colocados na lista de ingredientes, sãos as substâncias que possuem maior quantidade no produto, e estão dispostos em ordem decrescente. Ou seja, o primeiro é o que está em maior concentração no produto, e o último, é o que está em menor concentração. Outro fator muito importante, é evitar comprar cosméticos com xenobióticos, que são substâncias que fazem mal para a pele e para o organismo. Saiba mais sobre os xenobióticos aqui.

  3. Alguns rótulos trazem a dosagem dos ingredientes, o que faz toda a diferença, já que possibilita o consumidor identificar a quantidade de cada princípio ativo, direcionando assim o tratamento de acordo com as características da alteração estética. Mas, infelizmente isso ainda não é uma regra, e não são todos os rótulos que possuem essas informações.

  4. Não podemos esquecer é de ficar de olho na data de validade. Usar cosméticos vencidos, pode tanto não fazer o efeito desejado, como também acarretar alguns malefícios, como: alergias, manchas, irritação e sensibilização na pele, além de infecções mais sérias. De acordo com a ANVISA, é obrigatório o fabricante indicar ao consumidor onde se encontra o lote e prazo de validade. Estes devem ser informados na embalagem secundária (aquela caixinha que geralmente jogamos fora quando abrimos um cosmético) ou, caso não haja esta embalagem, diretamente na embalagem primária, aquela que comporta diretamente o produto. Importante também lembrar que, usar produtos vencidos em clínicas de estética e salões de beleza é considerado infração sanitária.

  5. E, por último, a identificação do PAO, sigla de Period After Opening ou, em português, período após aberto. Representado por um pote aberto com um número dentro, seguido da letra M (que significa mês). Indica o tempo pós-aberto, em que o produto cosmético deve ser consumido. Exemplo: dentro do desenho tenha o número 12, significa que deve ser usado em até 12 meses após a abertura do produto. Vale ressaltar que mesmo que o PAO não tenha expirado, se o produto estiver vencido, não deve ser utilizado.

Gostou desse texto? Então siga a Clínica de Estética Dra Débora Ribeiro nas Redes Sociais. Estamos no Facebook, Instagram e Youtube. Além de dicas, e novidades, lá você encontra promoções exclusivas e desconto especiais.

A Clínica de Estética Dra Débora é referência em estética de resultados, no bairro do Brooklin em São Paulo.

Localizada na Rua Jaceru, n° 384 no Brooklin, na cidade de São Paulo, oferece diversos tratamentos estéticos faciais e corporais, realizados com o auxílio dos melhores e mais modernos equipamentos do mercado e a competência de uma equipe de excelentes e experientes profissionais.

Oferece:

Tratamentos faciais: rejuvenescimento facial, rugas, limpeza de pele, acnes, manchas, hidratação, e muito mais.

Tratamentos corporais: redução de medidas, celulites, gordura localizada e muito mais.

Agende sua avaliação gratuita agora!

(11) 2892-0538 (11) 97777-4400

#beleza #rotulos #guiadeprodutos

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Nos envie uma mensagem:

© 2018 Estética Dra. Débora Ribeiro

Desenvolvido por Novva Comunicação