Chás para cada momento do dia


O chá é uma bebida enraizada na cultura oriental há quase cinco milênios, no entanto, o seu consumo no Ocidente é recente, após o ganho de popularidade na Europa, em meados dos séculos XVI e XVII.

Alguns chás possuem a capacidade de acalmar e outros possuem propriedades benéficas que podem ser usadas no tratamento de diversas condições de saúde. Mas, você sabia que o horário em que você ingere esta bebida pode fazer toda a diferença em relação aos seus benefícios? Confira a seguir alguns dos melhores chás para cada momento do dia.


Chás para a manhã


Pela manhã, o indicado é consumir um chá que aumenta a energia e traga mais disposição para seguir bem o dia. O chá preto, por exemplo, estimula a produção dos neurotransmissores cerebrais que dão energia ao nosso organismo.


Uma dica é substituir o café por uma infusão que também seja energética. Para não interferir na absorção dos nutrientes, o chá deve ser consumido cerca de 30 minutos antes ou 30 minutos após o café da manhã.


Algumas das ervas indicadas para começar bem o dia são as seguintes: canela com gengibre, chá verde, chá preto, chá mate e infusão de cascas de laranja com canela.


Chás pós-almoço


Normalmente o almoço é a refeição mais pesada do dia, e por este motivo, é uma boa ideia consumir um chá digestivo 30 minutos após a refeição. A ingestão de bebida morna pode auxiliar no processo de digestão.


Os chás mais indicados para esse momento do dia são: chá de hortelã, chá de erva-cidreira, chá de jasmim, chá de gengibre, chá de maçã e chá de boldo. O chá verde também pode ser consumido após o almoço, pois auxilia na digestão e é diurético.


Chá da tarde


Você já deve ter ouvido falar do famoso “chá das cinco” dos ingleses, que geralmente é uma mistura de leite e chá preto, servida bem quente. A ingestão do chá no fim da tarde pode ajudar a manter o pique caso você ainda precise realizar outras atividades, como trabalho e malhação. Para isso, o ideal é optar pelas ervas enérgicas, mas lembre-se do horário para que a bebia não atrapalhe a noite de sono.

Duas opções indicados para o chá da tarde são o chá branco e o chá preto com leite.


Chás para relaxar antes de dormir


Existem ainda aquelas ervas que são excelentes para relaxar e melhorar o sono e, por isto, são ideais à noite, sem interferir na produtividade e auxiliando numa bela noite de sono.


Algumas das ervas indicadas para esse momento são as seguintes: chá de camomila, chá de erva-doce, chá de capim-limão e chá de melissa.


Regularidade do consumo


Se, ao consumir algum chá, você tem o objetivo de melhorar determinada condição de saúde, deve observar a regularidade. Para atingir o objetivo, o chá deve ser tomado por 30 a 120 dias, pelo menos três vezes ao dia.


A maioria dos chás deve ser consumida todos os dias para que o indivíduo possa perceber algum efeito. De acordo com uma pesquisa realizada na universidade de Newcastle, o consumo diário de chá verde ou preto inibe a produção de enzimas cerebrais relacionadas com a perda de memória. No entanto, os benefícios cessam com o fim do consumo dos chás.


Existem muitos chás que têm a sua eficácia terapêutica cientificamente comprovada. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) criou uma portaria com várias plantas e frutas que são reconhecidas pela medicina tradicional brasileira, sendo que o chá, ou infusão, é uma das principais maneiras de aproveitar os seus benefícios para fins terapêuticos.


Fonte: Chá Benefícios

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