Conheça as 10 vitaminas essenciais para você ter uma pele saudável e bonita


Nossa pele e cabelos tendem a sofrer diversos problemas quando as vitaminas estão em falta. Descubra quais são as vitaminas que seu corpo precisa e onde encontrá-las.

O termo “beleza vem de dentro para fora” não é à toa. Isso porque nossa aparência é um reflexo de como nosso organismo está funcionando. Se ele está trabalhando bem, é refletido em nossa pele, cabelos e unhas. E o mesmo acontece quando algo está errado.

Se o seu organismo não está trabalhando da forma correta, talvez seja a falta de algumas vitaminas na sua dieta.

As vitaminas são extremamente necessárias para a absorção de outros nutrientes e participam da construção e da manutenção dos nossos órgãos, importantes no bom funcionamento do sistema imunológico.

Além dessas funções, as vitaminas são elementos que têm muito a contribuir para a saúde e a beleza da nossa pele. Confira as principais funções desses micronutrientes em relação a esse órgão e saiba quais são os alimentos mais ricos em cada um deles.

Vitamina A

Rica em ácido retinóico, a vitamina A é utilizada no tratamento e prevenção de cravos e espinhas, além de diminuir a produção de óleo pela pele.

Ela também é responsável pela compensação dos efeitos negativos causados pela exposição à radiação ultravioleta. Dessa forma, ela contribui com uma ação antienvelhecimento da pele. Essa propriedade é reforçada pelo aumento do fluxo sanguíneo para a pele, aumentando o aporte de nutrientes.

  • Abóbora

  • Cenoura

  • Damasco

  • Fígado de boi

  • Manga

Vitamina B2

A deficiência de vitamina B2 causa o ressecamento da pele, especialmente nos lábios, dermatite seborreica, que atinge o couro cabeludo, a região ao redor do nariz, a boca e o queixo.

Ela ajuda também a melhorar a circulação e fornecer mais oxigênio e nutrientes para a pele, além de ajudar a combater as olheiras e as linhas de expressão.

  • Brócolis

  • Cogumelos

  • Ostras

  • Ovos

  • Soja

Vitamina B3

Ela possui ação anti-inflamatória e ajuda a combater a acne e reduz a produção de óleo pela pele. Impede a perda de água, mantendo a cútis mais hidratada.

Melhora a pigmentação e a vermelhidão e também ajuda a controlar os sintomas da rosácea. Por fim, ao contribuir para a recuperação dos danos causados pelos radicais livres e pela radiação ultravioleta, ela também ajuda a prevenir o câncer de pele.

  • Atum

  • Batata

  • Carne magra

  • Frango

  • Tomate

Vitamina B5

Com ação antioxidante, ela ajuda a combater os sinais do envelhecimento, como linhas de expressão e manchas, além de manter a pele hidratada e com os poros saudáveis.

Possui propriedades anti-inflamatórias e, por isso, reduz a coceira causada por picadas de insetos e pequenos ferimentos.

  • Cogumelos

  • Legumes

  • Ovo

  • Peixes

  • Queijo

Vitamina B6

Essa vitamina atua como uma coenzima em diversos processos do organismo, incluindo a metabolização das proteínas. Dessa forma, ela contribui para manter a uniformidade da pele e a regulação dos hormônios. Além disso, ela é uma aliada no tratamento de problemas de pele como ressecamento, eczema e acne.

  • Arroz branco

  • Banana

  • Brócolis

  • Espinafre

  • Melancia

  • Peito de frango

Vitamina B7

Muito conhecida como biotina, essa vitamina ajuda no processo de absorção de outras vitaminas do complexo B pelo intestino. Assim, ela ajuda a tratar dermatite seborreica, eczema e coceiras.

  • Amêndoas

  • Couve-flor

  • Ervilhas

  • Nozes

  • Salmão

  • Soja

Vitamina C

Uma das mais populares, ela atua como cofator nas reações do organismo, inclusive na síntese de colágeno, responsável pela firmeza e pela elasticidade de pele.

Por atuar reduzindo a produção de melanina, a Vitamina C é utilizada em produtos tópicos para suavizar manchas escuras na pele. Além disso, ela tem propriedades antioxidantes e combate os efeitos nocivos do sol.

  • Goiaba

  • Kiwi

  • Laranja

  • Morango

  • Pimentão vermelho

Vitamina D

Ela facilita a absorção de cálcio pelo organismo, ajudando a recuperar a barreira de proteção cutânea, favorecendo a renovação celular, melhorando a textura da cútis e estimulando a produção de colágeno.

  • Bacalhau

  • Gema de ovo

  • Iogurtes

  • Leite

  • Leite

  • Queijos

Vitamina E

Com propriedades antioxidantes, a vitamina E ajuda a reparar danos na pele causados pelos radicais livres. Ela promove também uma manutenção do colágeno, mantendo a firmeza da pele e evitando o surgimento de rugas e linhas de expressão.

A vitamina E também ajuda a proteger a pele de queimaduras solares, evitando o surgimento de manchas, sendo usada em uso tópico para clarear manchas.

  • Abacate

  • Amêndoas

  • Camarão

  • Semente de girassol

  • Tofu

  • Trigo

Vitamina F

A vitamina F ajuda a manter a pele saudável e viçosa. Sua deficiência pode levar ao surgimento de acne e eczema. Também atua no processo de cicatrização, favorecendo a regeneração das células da epiderme.

  • Abacate

  • Azeite

  • Maionese

  • Nozes

  • Salmão

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